A Black Friday é uma data comercial que se popularizou nos Estados Unidos e hoje é amplamente celebrada em muitos países ao redor do mundo. Ela ocorre na sexta-feira após o Dia de Ação de Graças (Thanksgiving), que é celebrado na quarta quinta-feira de novembro.
Agora a pergunta que fica é: Como aproveitar essa tão esperada data e aplicar a Black Friday para corretoras de seguros? Fique com a gente para descobrir!
Black Friday: Como Surgiu e se Popularizou?
A origem do termo “Black Friday” remonta à Filadélfia, na década de 1960. Na época, o termo era usado pelos policiais para descrever o caos nas ruas, causado pelo grande volume de pessoas que saíam para fazer compras no dia seguinte ao feriado de Ação de Graças.
A partir dos anos 1980, o termo começou a ganhar uma conotação mais positiva. Os comerciantes perceberam que, nesse dia, era comum que as vendas aumentassem consideravelmente, saindo do “vermelho” (prejuízo) para o “preto” (lucro), de acordo com a terminologia contábil. Assim, “Black Friday” passou a simbolizar um dia em que as lojas ofereciam grandes descontos, atraindo um número massivo de consumidores.
Globalização da Black Friday para Corretoras de Seguros
Nas últimas duas décadas, a Black Friday se globalizou. No Brasil, por exemplo, a data ganhou popularidade a partir de 2010, principalmente com o crescimento do comércio eletrônico e do marketing digital. Hoje, a Black Friday é uma das datas mais importantes para o varejo em muitos países, sendo marcada por grandes promoções e campanhas de marketing.
Olhando para o setor de seguros, vemos campanhas encabeçadas pelas grandes seguradoras como a Sonpo Seguros, com a “Black Friday Faixa-Preta”, a seguradora Tokyo Marine, a seguradora Allianz e diversas outras que impactam o setor em escala global, ditando o ritmo do jogo.
A Black Friday no Brasil
Dentro do nosso país existe uma cultura já validada de campanhas e ações que estimulam as vendas na época da Black Friday, inclusive, estratégias que visam aplicar descontos durante o todo os mês de Novembro, em que a sazonalidade ocorre.
No mercado de seguros, vemos a Bradesco Seguros com a campanha “Seguros Friday” por exemplo, junto com corretoras de seguros como a Porto Seguro e Sulamérica.
A Black Friday e o setor de seguros
Aproveitando essa importante sazonalidade para o varejo, o setor de seguros também aproveita esse momento para aumentar suas vendas. Veja alguns exemplos de campanhas que foram realizadas no setor.
Icatu Seguros
Durante o período a Icatu Seguros já promoveu para todos os clientes que contratassem um Seguro de Vida ou uma Previdência Privada concorreram a uma moto elétrica Scooter, sendo dois premiados. Os sorteados poderam escolher entre receber a Scooter ou o valor do item como premiação. Além da campanha para o usuário final, a Icatu também promoveu para os corretores de seguros que comercializaram Seguro de Vida Individual e Previdência Privada com Coberturas de Proteção (Risco), ganharam um percentual das vendas em pontos para resgatar prêmios na Plataforma de Campanhas da Icatu. A Campanha ocorreu em 2021.
Seguros Unimed
No mesmo ano, a seguradora promoveu uma semana de descontos nos seguros de vida, residencial, de responsabilidade civil profissional e nos planos odontológicos. Foi disponibilizado de 6% de desconto na compra de seguro de vida individual e vida mulher, e vouchers nos valores de R$ 50 e R$ 150 no site Submarino para quem optasse pelos seguros residencial e de responsabilidade civil profissional, respectivamente. No mesmo período, a Smile Week (Unimed Odonto) ofereceu a contratação do plano Unimed Odonto Essencial Plus com 15% de desconto.
ENS
A Escola de Negócios e Seguros (ENS) participou da Black Friday em 2021, com um de seus principais produtos. Durante toda a sexta-feira, 26 de novembro, o curso online preparatório para o Exame para Habilitação de Corretores de Seguros pôde ser adquirido com desconto especial de 50%.
Guia de Marketing da Black Friday para Corretoras de Seguros
- Antecipação e Planejamento: Você pode começar a preparar sua estratégia com antecedência. Pesquise quais produtos teriam maior aderência ao realizar esse tipo de promoção, defina os descontos aplicáveis, e quais canais de comunicação sua corretora de seguros utilizará. Quanto mais eficaz seu planejamento e antecipação, maiores serão as chances de gerar o que é chamado no marketing de “demanda reprimida”, que é a estratégia que visa gerar uma necessidade inconsciente no público e criar uma expectativa de compra antes da real promoção, deixando os possíveis clientes preparados para uma sazonalidade como a Blackfriday.
- Personalização da Comunicação: Utilize o histórico de clientes para criar ofertas personalizadas. Envie e-mails segmentados com mensagens que se conectem com as necessidades específicas de cada cliente. Geralmente, quanto maior a percepção de que o negócio se comunica com as dores e necessidades do cliente, maior a percepção de valor da marca, o que impacta diretamente nas vendas da sua corretora de seguros.
- Utilização das Redes Sociais: Crie campanhas nas redes sociais que engajem o público. Utilize vídeos explicando serviços, publique depoimentos de clientes satisfeitos, gerando o gatilho mental da “prova social” que inconscientemente, traz uma percepção de confiabilidade e seriedade. Você também pode aplicar a estratégia de buscar avisar a audiência por meio de anúncios patrocinados, aumentando o alcance.
- Criação de um Senso de Urgência: Utilize gatilhos mentais, como “oferta válida por tempo limitado” ou “desconto exclusivo no seguro auto para os primeiros 100 clientes”, para incentivar decisões de compras mais imediatas. Essa técnica pode ser usada como preparação para uma oferta ainda maior durante a blackfriday, usando este gatilho para uma campanha como: “Cadastre-se agora e receba as ofertas exclusivas durante a Blackfriday aqui na corretora [nome da sua corretora de seguros]”.
- Facilitação do Processo de Compra: Assegure-se de que os pontos de contato entre você e seus clientes funcionam bem e de maneira segura. O site da corretora de seguros deve ser intuitivo, de fácil navegação e que todas as informações sobre as ofertas estejam claramente visíveis. As redes sociais são um grande aliado para a comunicação direta, por isso, garanta que seu Instagram e WhatsApp tem uma foto de perfil que passa credibilidade, confirme se está usando suas redes no modo empresarial e utilize e prepare sua equipe para responder mensagens no menor tempo possível para encantar seus possíveis clientes por meio do atendimento.
Prepare-se para a Black Friday e arrase nas vendas
Quisemos dar esses exemplos para poder ilustrar melhor como você, corretor de seguros, pode participar da Black Friday. A primeira dica que damos é você ficar de olho nas das próprias seguradoras, pois além de vantagens para o consumidor final, pode ter vantagens para você, corretor de seguros. Além disso, você mesmo pode fazer sua própria Black Friday oferecendo descontos ou cashback para vendas efetivadas durante a sexta-feira da Black Friday, a semana ou durante todo o mês de Novembro. Você pode reforçar ou criar seu programa de indicação, premiando os clientes que fizerem indicações. Além de cashback e descontos, sorteios de prêmios, como a exemplo da Icatu, são sempre bem-vindos.
Lembre-se de divulgar sua ação antecipadamente, e utilize de reais artifícios para atrair seu consumidor. Deixe claro para a equipe de vendas o regulamento da ação e não deixe de usar seus canais digitais para ampliar sua divulgação.
Nós do time do Tô por Dentro desejamos muitas vendas nessa Black Friday!
___
Gostou dessas dicas? Então não deixe de acompanhar o Tô por Dentro que está sempre atualizado com dicas para você corretor de seguros.